quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

PERSPECTIVAS PARA 2013 E OPORTUNIDADES DE INVESTIMENTO


Quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013 às 14:16

Governo espera aumento da taxa de crescimento e redução da inflação em 2013, afirma Nelson Barbosa

O secretário-executivo do Ministério da Fazenda, Nelson Barbosa, afirmou nesta quarta-feira (27), durante a 40ª Reunião Ordinária do Pleno do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES), no Palácio do Planalto, que as perspectivas econômicas para 2013 são positivas, com aumento da taxa de crescimento, redução da inflação, manutenção da baixa taxa de desemprego e continuação do crescimento da massa salarial.
“Tanto o mercado quanto o governo esperam aumento do investimento, redução da inflação e manutenção da taxa de desemprego em patamar reduzido”, disse Barbosa. Ele lembrou que a inflação do preço dos alimentos mostra sinais de arrefecimento, com o choque que ocorreu em 2012 começando a ser revertido. Veja abaixo a apresentação feita por Barbosa:
Barbosa também ressaltou a importância do investimento em infraestrutura. Para reforçar esse setor, as regras das concessões de rodovias e ferrovias foram melhoradas. Durante a reunião, ele anunciou a ampliação do prazo de concessão para rodovias de 25 para 30 anos e de ferrovias de 30 para 35 anos. “A melhor resposta vai acontecer quando ocorrerem os leilões”, afirmou.
Barbosa citou ainda a redução dos juros cobrados ao consumidor pelos bancos públicos. “No início do ano passado, quando os bancos públicos passaram a reduzir o spread, a medida foi, na época, criticada, pois traria o aumento da inadimplência. Mas os bancos, nos últimos dias, apresentaram seus resultados, que respondem as críticas com números. O mercado respondeu positivamente. A medida foi acertada e se mostrou viável no mercado financeiro. E em outros setores também haverá essa mudança, em que se ganha mais no volume e não na margem”, disse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário