quarta-feira, 31 de julho de 2013

Governo destina R$ 200 milhões para cooperativas de catadores na 3ª etapa do Programa Cataforte

Quarta-feira, 31 de julho de 2013 às 10:00

O governo federal vai disponibilizar R$ 200 milhões para fortalecimento das redes de cooperativas de catadores de materiais recicláveis. O edital, que prevê a seleção de redes de cooperativas de recicláveis de todo o país para estruturar redes solidárias de empreendimentos de catadores de materiais recicláveis, foi lançado nesta quarta-feira (31), durante cerimônia no Palácio do Planalto.

“Esse é o nosso papel, é o papel do Estado, não é só oferecer benefícios, é permitir que as pessoas tenham autonomia”, afirmou Gilberto Carvalho, ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência. Entre os objetivos, estão a inclusão socioprodutiva e a implementação da Política Nacional de Resíduos Sólidos.
Serão realizadas ações de assistência técnica, capacitação de catadores e lideranças, apoio à elaboração de planos de negócios, ampliação e nivelamento da infraestrutura das cooperativas. O projeto prevê ainda possibilidades de acesso a produtos bancários, como capital de giro, a serem disponibilizados pelo Banco do Brasil.
“Até então, tinham alguns investimentos a conta-gotas, e muito individualizados em uma cooperativa aqui e uma lá. Com o Cataforte a gente nivelou elas (as cooperativas)”, disse Alexandre Cardoso, representante do movimento de catadores.
O Programa Cataforte existe desde 2009 com o objetivo de estimular a organização de grupos de catadores com base nos princípios da economia solidária. A primeira etapa incluiu, prioritariamente, a capacitação dos catadores para estruturarem unidades de coleta e atuarem em rede. A segunda etapa do Cataforte teve como objetivo principal o fortalecimento da infraestrutura logística das cooperativas, por meio da aquisição de equipamentos e assistência técnica para elaboração de planos de logística.
Comitê
Durante a cerimônia, também foi assinada a portaria que institui o Comitê Estratégico do Cataforte, que é formado por representantes da Secretaria Geral da Presidência da República, Ministério do Trabalho, Ministério do Meio Ambiente, Fundação Banco do Brasil, Fundação Nacional de Saúde (Funasa), Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Petrobras e Banco do Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário